TCU e Cooperação Alemã GIZ publicam Guia Prático para Projetos de Infraestrutura de Transporte no Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU), instituição que preside o Grupo de Trabalho de Infraestrutura da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs), e a Cooperação Alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), vinculada ao Ministério Federal de Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), lançam o Guia Prático RCF (Reference Class Forecasting). O documento fornece estratégia de planejamento sobre os custos e prazos de projetos de infraestrutura de transporte do Brasil. O lançamento é uma parceria com a Oxford Global Projects (OGP), da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

O relatório é resultado da iniciativa Viabilidade em Foco 2 e visa estimular o desenvolvimento de megaprojetos de infraestrutura no Brasil alinhados a ações de combate à corrupção. O guia investiga se existem diferenças estatisticamente significativas nos custos e atrasos no cronograma de infraestruturas implementadas no Brasil e em outros países. A publicação analisou e comparou o desempenho brasileiro com a distribuição global de projetos internacionais, e ressaltou os achados que podem motivar e orientar mais pesquisas e investigações sobre o desempenho destes projetos.

Além da análise estatística ao setor de transporte brasileiro, o Guia Prático RCF fornece um passo a passo sobre como implementar a metodologia RCF em outros contextos de infraestrutura, e não apenas de transporte. O relatório detalha, ainda, algumas das principais causas para a inviabilidade de megaprojetos estruturais e faz recomendações.

Investimentos em infraestruturas públicas são importantes para o potencial crescimento econômico e produtividade de um país. Eles proporcionam repercussões positivas significativas na economia e podem ajudar a aliviar a pobreza e a reduzir a desigualdade na distribuição de renda.

Por isso, entre as principais recomendações feitas pela OGP está a coleta de dados de forma mais transparente e abrangente para que os cálculos sobre custos e atrasos no cronograma sejam mais precisos. Dessa forma, fica possível aumentar a transparência e accountability na aquisição e execução de contratos governamentais brasileiros.

Faça download do Guia Prático RCF AQUI

Gazen Advogados

Ver todos os posts